Google Website Translator

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Em busca da verdade

Somos todos passíveis de erro. Acredito que um dos maiores erros que podemos cometer é a mentira. Quando mentimos enganamos duas vezes, primeiro a nós mesmos e depois aos outros.
Tenho um amigo que tem o criativo apelido de “Mentira”, quando você pergunta a ele o motivo do apelido ele pede pra você se lembrar o que as avós diziam sobre mentir, logo vem à cabeça a frase das sábias velhinhas: “Meu filho, mentir é feio e tem perna curta!”.
Uma mentira pode parecer inocente e não trazer nenhuma repercussão maior, porém mais cedo ou mais tarde tudo que tentamos esconder da verdade acaba retornando sobre nós inesperadamente. Podemos esconder de todos a verdade que habita em nós, podemos até tentar nos enganar acreditando em nossas mentiras, mas o tempo, mesmo com demora, acaba fazendo com que deixemos de ser vítimas de nossos atos.
Intimamente somos conscientes dos nossos erros e de nossas faltas, mas demoramos muito para aceitar isso, falta-nos coragem e maturidade para enfrentar os desafios impostos pela vida e as divergências de opiniões que temos com os outros. É mais fácil se entregar a mentira.
Muitas pessoas constroem uma teia sem fim de mentiras, onde acabam envolvendo todos a sua volta num mundo irreal, um mundo conivente e incapaz de mudanças. Acham que mentindo estarão preservando os outros de verdades que eles não suportariam ouvir, o que algumas vezes pode até ser correto, visto que algumas coisas devem ser reveladas no momento certo, mas nunca proteladas indefinidamente, encobertas pela falta de reflexão de quem mente.
A verdade está sempre dentro nós, guiada pelo nosso bom senso e pela análise de nossa consciência. Devemos seguir os ensinamentos que dizem que não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fosse feito. Se nos atermos a isto com firmeza teremos mais discernimento para definirmos o caminho que leva a verdade.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário