Google Website Translator

domingo, 7 de junho de 2009

Preparando-se para o imprevisível

Não sabemos o que nos espera no dia seguinte. Uma infinidade de coisas pode acontecer conosco a qualquer momento. A fragilidade do corpo humano fica a mercê de ameaças constantes e variadas que por previdência tentamos evitar. No curso de nossas vidas sofremos inesperadas mudanças nos âmbitos pessoal, profissional e afetivo.
Não temos meios de prever o futuro, num piscar de olhos nossa vida pode mudar completamente.
Teorias da física e cálculos matemáticos complexos vislumbram uma maneira de viajarmos no tempo e descobrirmos o que nos espera.
Alan Kardec expõe uma interessante explicação sobre a inviabilidade disto ocorrer:
“A certeza de um acontecimento feliz o atiraria na inação; a de um acontecimento desgraçado, no desânimo; e num caso como no outro suas forcas seriam paralisadas. Eis porque o futuro não é mostrado ao homem senão como um alvo que ele deve atingir pelos seus esforços, mas sem conhecer as vicissitudes por que deve passar para atingi-lo. O conhecimento de todos os incidentes da rota lhe tiraria a iniciativa e o uso do livre-arbítrio; ele se deixaria arrastar pelo declive fatal dos acontecimentos sem exercitar as suas faculdades. Quando o sucesso de uma coisa está assegurado ninguém mais se preocupa com ela.”
Para que possamos nós preparar para o imprevisível devemos nos ater ao que temos, ao que somos e ao que construímos ao longo de nossas vidas, sabendo que esta construção não pára enquanto estivermos respirando. Devemos nos fortalecer com nossos erros e nos orgulhar de nossos acertos. Aprendendo com o passado, cuidando do presente e vivendo cada momento em busca de aprendizado. Uma ação nossa pode ter diversos tipos de reação e nem sempre a reação que recebemos será a que esperávamos. Acreditar no “se” é gastar o tempo que temos com hipóteses impossíveis, pois nada muda o passado.
Não devemos temer o futuro, pois ele é fruto de nossas ações no presente.
Quem planta e cuida bem de sua árvore tem a certeza de que ela dará bons frutos!

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário