Google Website Translator

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sonhar não custa nada

Alimentar um sonho não é tarefa fácil, mas não podemos desacreditar dos nossos sonhos. Quem não tem sonhos perde a motivação e a vontade de mudar. Estaciona-se e vira vítima das conseqüências plantadas na rotina do dia a dia.
Gastamos muito tempo com coisas fúteis e nos recostamos em todos os cantos a reclamar. Esquecemos que sonhar não custa nada e que um sonho pode e deve ser compartilhado para que comece a ter contornos de realidade.
Não me refiro aqui a sonhos impossíveis, como desejos que apenas o “gênio da lâmpada mágica” poderia nos conceder. Refiro-me a sonhos concretos, que se estabelecem como metas a serem atingidas.
Para perseguir nossos sonhos devemos muitas vezes quebrar algumas barreiras impostas pela sociedade, pela nossa família ou por nós mesmos. Sonhar implica em agir na direção de algo que se quer alcançar, algo que esperamos que nos faça sentir bem conosco e talvez também possa melhorar a vida de outras pessoas e do ambiente em que vivemos.
Grandes sonhos não são construídos e realizados da noite para o dia. Sonhar também implica em reflexão e perseverança. Pessoas diferentes possuem sonhos diferentes, mas sempre no seu caminho haverá alguém que também acredite no seu sonho e o ajude a persegui-lo mesmo nos momentos mais difíceis.
Sonhar não deve ser tarefa laboriosa. Não devemos “comprar” sonhos que não acreditamos, ou seja, seguir os sonhos de outras pessoas se não estivermos de acordo com eles. Devemos sonhar com paciência, sem nos pressionar e sem impor limites à nossa imaginação e criatividade para construirmos, por etapas, o caminho que nos leve a alcançar a concretização de algo pensado e querido por nós.
Lembremos também que nem só de grandes sonhos é feita a nossa vida. Sonhar também é nos aproximar do real sentido de viver e das relações que temos com os outros e com o mundo, é acreditar que as coisas podem sim ser diferentes e melhores e que sempre acrescentamos algo de bom quando estamos à busca da conquista de nossos sonhos.

Fernando Christófaro Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário