Google Website Translator

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Parando o tempo

A nossa memória geralmente não consegue reter por muito tempo, com riqueza de detalhes, o rosto de pessoas que passaram por nossas vidas e foram importantes, não nos ajuda a lembrar da beleza de lugares que visitamos, de momentos em que estivemos satisfeitos ou que tipo de roupas usávamos quando éramos crianças. Nem é preciso retroceder tanto, algumas vezes não lembramos nem a roupa que vestimos ontem...
Existem momentos em que estamos tão felizes que gostaríamos que o tempo parasse e aquele estado de espírito perdurasse indefinidamente. Não percebermos que podemos parar o tempo sempre que quisermos.
Dominamos uma tecnologia que nada tem de inovadora e há muito vem sendo utilizada. Com ela podemos registrar todo o tipo de movimento, lugar, sorriso, seja no céu, seja debaixo d’água, toda ocasião pode ficar gravada para a eternidade.
É simples e meio banal constatar isto, mas a fotografia para mim foi uma das maiores invenções da humanidade. Ela tem o poder de atestar fatos, trazer a tona a miséria e a riqueza, a evolução da sociedade no tempo, demarcando a história e mostrando realidades que se alteraram.
O momento que cada foto revela é um instante em que o tempo parou.
Temos muita sorte de vivermos na era digital, onde celulares e potentes máquinas digitais colocam facilmente à nossa disposição um meio tão simples de não deixarmos que nossa memória nos traia.
A luz do esquecimento se apaga quando olhando uma foto fazemos mais, voltamos no tempo e outros sentidos são despertados, lembramos da música que tocou naquela festa, do cheiro do bolo da vovó, da torcida gritando naquele campeonato. Pensamos onde e como estarão nossos amigos de infância, sentimos saudade de pessoas que não veremos mais nesta vida.
Não entendo quando as pessoas me dizem que não gostam de fotografias. Para mim, parar o tempo é a melhor maneira de manter vivos os momentos que não voltam mais.

Fernando Christófaro Salgado

Um comentário:

  1. Taí uma coisa que eu não tinha pensado! Podemos mesmo eternizar o tempo. Lembranças que se podem tocar...
    Bem que eu fugia de uma câmera, mas vou gostar mais de fotos de agora por diante.:)
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir